Seja homem: se cuide

Por: Dra. Giuliana De Luca
Psicóloga Clínica

 

Houve um tempo em que essa expressão significava não adoecer, não ter medo, não demonstrar emoções, não ser frouxo, não chorar, não manter uma rotina de autocuidado. Apesar de tentativas de parecer invencível, a história já nos mostrou essa não é bem a verdade. Com esta postagem, queremos mostrar que ser homem também é se cuidar.

Os homens, tal qual as mulheres, são surpreendidos com o diagnóstico de câncer. A maioria deles recebe o diagnóstico de câncer de pele, mas em segundo lugar pelo número total de casos, são acometidos pelo câncer de próstata.

O Ministério da Saúde, neste mês de novembro, volta suas atenções a essa doença tão comum e infelizmente, pouco diagnosticada de início. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.
Apesar dos altos índices de cura se identificado em fase inicial, por conta do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma taxa alta de óbitos.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que contribui para produção e armazenamento do sêmen. A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). Pessoas negras também têm maior predisposição para desenvolver este tipo de câncer devido ao fator genético. É importante destacar que todos os homens dentro destas condições devem realizar os exames preventivos anualmente.

Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado. Confira os sintomas que são suspeitos e merecem uma consulta ao médico:

• Sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.

• Dificuldade de iniciar a passagem da urina.

• Problemas para interromper o ato de urinar.

• Urinar em gotas ou jatos sucessivos.

• Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.

• Vontade incontrolável de urinar mesmo quando a bexiga não está cheia.

• Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).

• Problemas em conseguir ou manter a ereção.

• Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).

• Dor durante a passagem da urina ou nos testículos.

• Ejaculação dolorida.

• Dor lombar, na bacia ou nos joelhos

• Sangramento pela uretra. Na fase muito avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Por isso, é importantíssimo que os homens desenvolvam o hábito de prestar atenção ao seu organismo para observar sintomas repentinos e alterações. Assim, podem procurar um médico para tirar dúvidas, ser orientados e tratados. A ausência dos sintomas não garante que não há problemas com a saúde do homem.

Conheça alguns fatores de risco comumente atribuídos ao câncer de próstata:
– hereditariedade;
– idade;
– alimentação;
– obesidade, tabagismo e consumo de álcool;
– raça;
– prevenção.

Para muitos homens com o tumor, a possível ameaça à função sexual como efeito do tratamento pode levar a uma diminuição da autoestima e favorecer aparecimento de ansiedade e quadros depressivos. Tristeza, medo, angústia e insegurança são algumas das reações experimentadas por homens que recebem o diagnóstico de câncer de próstata. Para muitos pacientes, a possível ameaça à saúde sexual como efeito do tratamento pode levar a uma diminuição de autoestima e abalar a saúde emocional.

 

Dra. Giuliana De Luca -Psicóloga Clínica
Instagram: @desmistificando_os_sentimentos
Telefone: 11 99560-1100
Consultório: Rua Dona Luiza Tolle, 95 – Sala 8 – Santana – São Paulo

 

Fontes de consulta

INCA: http://www.inca.gov.br

ICESP: http://www.icesp.org.br

HOSPITAL SANTA MONICA: http://hospitalsantamonica.com.br

INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA: http://ladoaladopelavida.org.br

O que considerar ao escolher o penteado ideal para madrinhas e formandas

Escolher o penteado ideal é fundamental para destacar sua beleza em qualquer evento. Além de refletir sua personalidade, o penteado deve harmonizar com o tipo de cabelo, o modelo do vestido e a nat

Ver mais

Unhas outonais: cores e estilos que são tendência para a temporada

Com a chegada do outono 2025, as tendências em esmaltes e nail arts se renovam, trazendo uma paleta de cores e estilos que refletem a sofisticação e o aconchego da estação. Entre os destaques, e

Ver mais

Cabelos no outono: como manter a hidratação e o brilho com a mudança de estação

Com a chegada do outono, é comum que os cabelos sofram com o clima mais seco e temperaturas amenas, resultando em fios ressecados e sem brilho. Para manter a saúde e a vitalidade dos cabelos nessa

Ver mais